Blog

Reflexões, artigos, dicas e outras ideias interessantes relacionadas à internet


maio 28 0

Privacidade: quais são as intenções da nova política do Facebook?

O Facebook alterou, na última semana, a opção padrão de privacidade das postagens realizadas por novos usuários. Agora, quem se inscrever na rede automaticamente compartilhará suas publicações somente com amigos, e não mais de forma pública, como ocorria anteriormente.

Opção de Privacidade - Facebook

Opção de Privacidade do Facebook

O serviço já permitia àqueles que possuíam um perfil escolher, a cada novo compartilhamento, se os conteúdos deveriam ser enviados publicamente, apenas para amigos, para “amigos de amigos”ou para listas específicas.

“O fato de suas informações se tornarem mais públicas do que esperavam ou pretendiam estava desagradando algumas pessoas”, disse o diretor de produto da empresa, Mike Nowak. “A resposta que recebemos é que compartilhar demais é pior do que compartilhar menos.”

O novo mascote, um dinossauro, aparecerá em uma caixa de diálogo para orientar os usuários a não postar conteúdos para públicos errados.

A expectativa é de que, nas próximas semanas, uma ferramenta de check-up de privacidade também seja lançada.

Melhoria na política de privacidade ou questão mercadológica?

Dinossauro FacebookAs mudanças visam melhorar a imagem da rede no que tange a privacidade e torná-la mais competitiva frente a serviços cada vez mais populares, como o Snapchat, Secret e WhatsApp – adquirido pelo Facebook -, que apresentam o anonimato e a proteção de informações íntimas como um atrativo.

Segundo análise da Bloomberg, à primeira vista as modificações são uma volta atrás no modelo de negócios básico do Facebook, em que quanto mais compartilhamento, melhor. Porém, as mudanças visam reduzir o receio que as pessoas podem ter da superexposição e não têm como objetivo diminuir o fluxo de informações para a própria empresa. Quanto mais os usuários se sentirem confortáveis, mais informações vão gerar, mesmo que cada post seja visto por menos pessoas.

Esta não é a primeira investida da rede social com o intuito de aprimorar a segurança de quem acessa a plataforma. Neste mês, foi anunciada uma parceria com as empresas de segurança F-Secure e Trend Micro para oferecer um sistema de escaneamento gratuito sempre que os usuários realizarem login. A ideia é executar uma varredura em busca de ameaças e malwares.

Compartilhe

Fernanda Lacotix

Cinema, moda e música são influências na vida e em todas as suas escolhas. Estudante de Comunicação Social - Jornalismo na UFMG, já atuou em boletins, colunas online e sites de organizações.


Comentários