Blog

Reflexões, artigos, dicas e outras ideias interessantes relacionadas à internet


jul 01 3

SEO básico: page title e meta description

SEO Básico - page title e meta descriçãoJá comentei aqui no blog sobre algumas dicas para redigir textos que sejam facilmente interpretados tanto por leitores quanto por mecanismos de busca. Como complemento ao conteúdo da página, post ou notícia em si, é fundamental pensar também no page title e na meta-descrição.

Um outro ponto importante é a hierarquização dos diferentes títulos da página, mas isso é assunto para outro post.

Page title (ou título de página)

É o título voltado para os mecanismos de busca.

Em muitos casos, pode apenas repetir o mesmo título da postagem. Porém, em algumas ocasiões, é interessante diferenciar o título mostrado na página do seu site daquele que é exibido nos resultados do Google ou de outro mecanismos de busca. Essa diferenciação pode ser importante para:

  • Reforçar palavras-chave importantes para os buscadores que podem não estar no título exibido no site
  • Se enquadrar à limitação de caracteres
  • Simplesmente para definir um título diferente para os usuários que irão visualizar o conteúdo nos buscadores, considerando que os leitores do seu site podem possuir conhecimentos prévios diferentes das pessoas que vão encontrar o site pelo Google, Bing ou similar.

Limite de caracteres

O page title deve ter no máximo 70 caracteres.

Meta description (ou meta-descrição)

É o resumo da sua página, post, artigo ou notícia. A segunda informação mais importante para os mecanismos de busca, logo após o page title.

Deve resumir a postagem da forma mais sucinta possível, destacando as informações principais e reforçando palavras-chave que eventualmente não apareceram no page title.

Limite de caracteres

A meta description deve ter no máximo 140 caracteres.

Como configurar?

É uma informação que deve estar no HTML de cada página. Se o seu site possui um Sistema de Gestão de Conteúdo moderno, a meta description de cada página deve ser facilmente configurável pelo próprio CMS.

Exemplo de page title e meta description

Veja um exemplo de visualização do page title e da meta descriprion de uma página em um mecanismo de busca:

Exemplo de Page Title e Meta Description

Compartilhe

Pablo Matta Machado

Jornalista, sempre enxergou a web como um espaço para troca de conhecimentos sobre suas paixões, como história, esportes, música e cinema. Produz, planeja e divulga conteúdos sobre estes e outros temas.


Comentários