Blog

Reflexões, artigos, dicas e outras ideias interessantes relacionadas à internet


nov 19 0

Firefox Developers Edition é mais uma aposta da Mozilla para os desenvolvedores

A Mozilla sempre deu muita atenção para desenvolvedores. Desde os primeiros navegadores, a empresa trouxe ferramentas voltadas para os profissionais da área. A iniciativa acabou crescendo e resultando no lançamento do Aurora, um navegador que trazia diversas ferramentas para desenvolvedores web.

Agora, a Mozilla lança o Firefox Developers Edition, que aprimora muitas características já apresentadas no Aurora e traz algumas novidades. Confira.

Valence

Sem dúvidas, uma das melhores funções. Com ela, o usuário pode inspecionar elementos com muito mais facilidade. Há uma visão geral de HTML, CSS, JavaScript, o que torna mais fácil a identificação de erros. Aplicativos e sites também têm sua interface mobile, por exemplo, vista no próprio navegador, o que economiza um tempo precioso para o desenvolvedor.

WebIDE

Com o lançamento do Firefox OS e de smartphones da empresa, a ferramenta já era esperada. Ela permite o debug e deploy direto nos aparelhos Firefox OS, ou no próprio navegador, e substitui o Gerenciador de Aplicativos.

Responsive Design View

Sem precisar mexer na janela do navegador, é possível ver como o site ou app vai ficar em telas de tamanhos diferentes. O Developers Edition traz várias resoluções para o usuário, tirando qualquer complicação do caminho.

Page Inspector e Style Editor

O Page Inspector permite examinar o HTML e o CSS de qualquer página. Compare e faça modificações tanto na estrutura quanto no layout da página. Com o Style Editor, o usuário tem a possibilidade de visualizar, editar, criar e aplicar CSS.

Network Monitor

A ferramenta possibilita a visualização de todas as requisições de rede que o navegador fizer.

Web Audio Editor

Garanta que todos os áudios estejam conectados da maneira que você decidir. Veja:

JavaScript Debugger e Web Console

Com o JavaScript Debugger é possível rastrear bugs, examinar códigos e fazer as modificações necessárias.

O Web Console permite interagir com qualquer página que contém JavaScript.

Outras funções

O Firefox Developers Edition traz muitas extensões que podem ser instaladas de acordo com a necessidade do usuário. Uma que merece destaque é a FireFTP, que permite um FTP no próprio navegador. Dessa maneira, é possível subir o site para o servidor com muito mais facilidade e rapidez. Temos também o Firefox Hello, que é já nativo do navegador. A ferramente é um chat em que desenvolvedores podem conversar e compartilhar dicas, informações e códigos.

Ao utilizar o navegador é fácil perceber outras melhorias, como a interface mais limpa e a pouca ocorrência de “travamentos”.

As atualizações que já foram realizadas no novo browser indicam que a Mozilla tem tratado o projeto com o carinho que merece. Os desenvolvedores agradecem.

Compartilhe

Davi Alves

Foi parceiro da Nauweb nos anos de 2013 e 2014, graduado em sistemas para internet pela UNI-BH, desenvolve sites para WordPress, é palestrante, e colaborador do site iMasters hoje referencia em aprendizado, e também co-organizador da comunidade de WordPress em Belo Horizonte BHWP.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *