Blog

Reflexões, artigos, dicas e outras ideias interessantes relacionadas à internet


jun 24 0

Saiba como utilizar a internet de forma anônima

Recentemente, comentamos aqui no blog sobre o movimento Reset the Net e o guia contra a vigilância na internet “Tem boi na linha?”.

Navegar da internet de forma anônima

Imagem: Pininfrna

Hoje, vamos compartilhar algumas informações sobre como utilizar a web de forma anônima e criptografada, tema que tem sido cada vez mais debatido desde as revelações de Edward Snowden, há cerca de um ano.

Embora seja difícil garantir a privacidade das informações em 100% dos casos, existem diversas ferramentas que auxiliam a manter o sigilo de dados, seja para navegar na internet, trocar e-mails e mensagens instantâneas, transferir arquivos que ocupam maior espaço em disco etc.

Navegador

Tor Browser

Distribuído gratuitamente, o Tor é um navegador desenvolvido a partir do Firefox. Focado na segurança dos usuários, o browser conduz todo o seu tráfego pela rede anônima do projeto Tor. A navegação é mais lenta do que o comum, mas a tendência é que ela se torne mais rápida à medida que a ferramenta se desenvolva.

E-mail

Webmail no Tor

Uma das formas de enviar e-mails de forma anônima é acessar um webmail utilizando o Tor Browser. Para isso é necessário criar uma conta que não contenha informações pessoais, missão que é dificultada por plataformas que exigem o cadastramento de um número de telefone.

Guerrila Mail

O Guerrila Mail é uma ferramenta que permite configurar um e-mail temporário com poucos cliques. Também é recomendável acessa-lo por meio do navegador Tor.

TorBirdy e Enigmail

Utilizando o Thunderbird – cliente de e-mail da Mozilla – é possível configurar complementos como o TorBirdy e o Enigmail.

Mensagens instantâneas

Adium e Pidgin

Dois softwares de envio de mensagens instantâneas que podem ser utilizados via Tor: Adium e Pidgin.

Transferências de grandes arquivos

Onionshare

Software de código aberto que permite upload de grandes arquivos via Tor: Onionshare.

Dispositivos móveis

De maneira geral, celulares e tablets não oferecem o mesmo nível de segurança dos desktops. Existem algumas opções de aplicativos, mas é bom ficar atento para evitar vazamentos.

Orbot

App voltado para a plataforma Android, o Orbot possibilita a utilização do Tor em dispositivos móveis.

Onion Browser

Para usuários de iPhones e iPads, embora não exista uma ferramenta comparável ao Orbot, existe a possibilidade de usar o navegador Onion, comercializado por 99 centavos de dólar na App Store.

(Via Wired)

Compartilhe

Pablo Matta Machado

Jornalista, sempre enxergou a web como um espaço para troca de conhecimentos sobre suas paixões, como história, esportes, música e cinema. Produz, planeja e divulga conteúdos sobre estes e outros temas.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *