Publicado em 1/julho/2013

Medir as horas investidas em cada tarefa ou projeto é sempre um desafio para freelancers, pequenos empresários e gestores de projetos. Se por um lado preencher planilhas com controle de horas pode ser o fim da picada, por outro, perder o controle do tempo gasto com um projeto é ainda pior.

Toggl

Toggl - controle de tempoAqui na Nauweb, para fazer o “time tracking” de nossas atividades, utilizamos há cerca de 10 meses o Toggl. Trata-se de um aplicativo que permite medir as atividades realizadas ao longo do dia, com poucos cliques, segmentando cada tarefa de acordo com o respectivo projeto e cliente.
O Toggl oferece “time tracking” gratuito e cobra 5 dólares por mês de usuários que desejam ter acesso a recursos adicionais, como relatórios detalhados e a possibilidade de diferenciar as horas comuns das horas cobráveis ou faturáveis. A ferramenta pode ser utilizada na web, no desktop ou no celular, e tem auxiliado na gestão de horas por projeto na agência.

Como usar

A descrição do aplicativo indica:

Controle de tempo insanamente simples. Toggl acaba com as planilhas de controle de horas”

E realmente é mais ou menos por aí. Para usar, basta escrever o nome da tarefa e clicar em “start”. A escolha do projeto e do cliente é opcional.

Controle de tempo - Toggl

Continuar tarefa - Toggl
É possível ainda inserir palavras-chave para a tarefa e, na versão paga, marca-la como “cobrável” ou não.
Depois que uma atividade é paralisada é possível clicar em “continue” quando ela for retomada.
Se o usuário esquecer de contabilizar determinada tarefa é possível inseri-la manualmente.
Ou até mesmo editar uma entrada antiga.
O painel de controle do Toggl indica as horas trabalhadas ao longo da semana e a dedicação para cada projeto.
Horas trabalhadas na semana - TogglA ferramenta oferece ainda relatórios detalhados, que indicam o tempo de trabalho de apenas um colaborador, de toda a equipe ou de parte dela. Também é possível saber as horas investidas em determinado projeto ou cliente. Os dados podem ser analisados dentro de um período pré-definido, seja um dia, uma semana, um mês, um ano, ou ainda em um espaço de tempo selecionado manualmente.

O que você achou?

Bom, esses são apenas os recursos básicos para utilização do Toggl. Para saber mais, consulte as referências em inglês. O mais importante era contar que esse aplicativo tem sido de bom uso na rotina de gestão de projetos da Nauweb.
Comente se tiver achado essa dica útil (ou não)!

Palavras-chave , , , ,

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *