Blog

Reflexões, artigos, dicas e outras ideias interessantes relacionadas à internet


abr 17 0

Smith: WordPress 3.9 simplifica a edição de textos e imagens

Já está disponível para download a versão 3.9 do WordPress, batizada de Smith, em homenagem ao jazzista Jimmy Smith.

Dentre as novidades estão o aprimoramento do editor visual de textos, melhorias no manuseio e edição de imagens, pré-visualização de galerias e criação de playlists.

Edição de imagens e textos

Edição e redimensionamento de imagem - WordPress 3.9 Smith

Agora é mais fácil cortar, girar e redimensionar

Quem testar o WordPress Smith logo verá que a edição de imagens está muito mais simples do que nas versões anteriores.

Com o acesso rápido para as funções de cortar (“crop”) e girar (“rotate”) é possível editar fotografias durante a redação de uma postagem, sem a necessidade de acessar a página específica de edição da mídia. Para redimensionar, basta clicar em uma das bordas da imagem e arrastar.Drag and Drop - WordPress 3.9 Smith

Drag and drop: é só arrastar e soltar a imagem

Nunca foi tão fácil fazer o upload de fotos para o WordPress! É só arrastar – da área de trabalho ou de uma pasta do computador – e soltar no editor.

Pré-visualização de galerias

O Smith também conta com um recurso que exibe um preview, no próprio editor, no caso de páginas ou posts que contam com galerias de imagens (veja o exemplo abaixo).

wordpress-3-9-galeria

Editor visual aprimorado

Além das melhorias citadas acima, relacionadas à gestão de imagens, o novo editor visual se destaca pela compatibilidade com dispositivos móveis, velocidade e acessibilidade.

Os textos copiados de outros editores e softwares não interferem mais na formatação final do post. O código virá configurado automaticamente, sem aquelas linhas desnecessárias, bastante comuns quando o conteúdo é copiado do Microsoft Word e colado no WordPress.

Playlists

A nova versão ainda oferece playlists de áudio e vídeo para a publicação de músicas e clipes.

Widgets, temas e cabeçalhos

Para os usuários mais avançados, o Smith torna mais fácil a gestão e customização de widgets, temas e imagens de cabeçalho (header) dos sites.

Demonstração

Confira os novos recursos no vídeo abaixo:

Compartilhe

Davi Alves

Foi parceiro da Nauweb nos anos de 2013 e 2014, graduado em sistemas para internet pela UNI-BH, desenvolve sites para WordPress, é palestrante, e colaborador do site iMasters hoje referencia em aprendizado, e também co-organizador da comunidade de WordPress em Belo Horizonte BHWP.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *