Blog

Reflexões, artigos, dicas e outras ideias interessantes relacionadas à internet


jun 02 2

WordPress WordCamp BH 2014 registra recorde de adesão

wordpress-1

Conferência sem fins lucrativos voltada para compartilhar conhecimento sobre o WordPress, o WordCamp foi realizado pela primeira vez em Belo Horizonte. O encontro, que contou com palestras, debates e oficinas destinados a desenvolvedores e usuários da plataforma, teve como objetivo principal estimular o crescimento do WordPress no Brasil e na capital mineira.

“Queremos que, no futuro, mais sites utilizem o Sistema de Gestão de Conteúdo. O WP é, sem dúvida, a melhor opção do mercado”, afirma Davi Alves, desenvolvedor da Nauweb e um dos organizadores da conferência.

Cerca de 320 participantes de diversas regiões do Brasil e de diferentes países – EUA, Argentina e França – compareceram à conferência. que foi realizada em 17 de maio, no UNI-BH do bairro Estoril. Devido à grande procura, foram ofertadas novas vagas além das 300 previstas inicialmente. As 20 palestras do encontro, ministradas por profissionais amplamente reconhecidos, foram oferecidas sem nenhum custo para a organização do WordCamp.

“O WordCamp BH provou que a comunidade WordPress vem crescendo e se unindo. É interessante ver como o WordCamp tem se espalhado cada vez mais pelo Brasil. Participei de três edições, e a de Belo Horizonte foi a primeira que vi com tanta gente e com um público tão empolgado e ávido por informação”, conta Guga Alves, que ministrou a palestra “WordPress em sua estratégia de marketing“.

Programação

Uma das apresentações que mais chamou a atenção de Davi foi a de Guilherme Mazetto, que abordou “Truques de integração do WordPress com seu negócio”. Outra palestra bastante comentada foi a de Rafael Funchal. Ele explicou detalhes sobre o Odin, um template base para auxiliar no desenvolvimento ágil de temas WordPress.

A apresentação sobre UX para desenvolvedores, de Pedro Marques, mais focada em criação e design, foi uma das mais disputadas. “Era uma das primeiras atividades do evento e a sala estava lotada”, conta Davi.

A equipe do WordCamp disponibilizou os slides das palestras. Confira aqui.

wordpress-2

Planos para a próxima edição

Com recorde de adesão, os organizadores já pensam na próxima edição do encontro na capital mineira. “Queremos que a conferência e o uso da plataforma cresçam cada vez mais. Para isso, já estamos pensando no próximo WordCamp. Ainda não sabemos se será possível, mas um dos objetivos é trazer o criador do WordPress, Matt Mullenweg”, revela o organizador.

Parceria

A Nauweb foi uma das empresas apoiadoras do WordCamp e ajudou a oferecer o almoço servido no evento.

A equipe da agência planeja estar presente nas próximas edições. “Seguiremos apoiando e participando, tanto do WordCamp quanto de outras conferências voltadas para a divulgação do WordPress e difusão de conhecimento relacionado à plataforma”, projeta Pablo Matta Machado, diretor de Conteúdo da Nauweb.

Sobre o WordCamp

Criado em 2006, nos Estados Unidos, pelo desenvolvedor e fundador do WordPress, Matt Mullenweg, o WordCamp se expandiu mundialmente a partir de 2007. A primeira edição no Brasil aconteceu em 2009, em São Paulo.

Saiba como surgiu a ideia de organizar o WordCamp em Belo Horizonte.

Fotos: Paula Faria, Thayna Santana e Marcus Vinicius
Compartilhe

Fernanda Lacotix

Cinema, moda e música são influências na vida e em todas as suas escolhas. Estudante de Comunicação Social - Jornalismo na UFMG, já atuou em boletins, colunas online e sites de organizações.


Comentários